voltar

Escondidinho de Carne Seca

Modo de Preparo

  1.  
    Tire o sal da carne seca deixando de molho e trocando a água 3 ou 4 vezes a cada 2 horas.
  2.  
    Pique a carne seca em cubos pequenos.
  3.  
    Numa panela de pressão refogue 1 dente de alho e 1/4 da cebola picada, coloque a carne seca, tempere com um pouco de pimenta do reino moida.
  4.  
    Quando a carne estiver bem refogada, coloque com água, o suficiente para cobrir, tampe a panela de pressão, quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe por 30 minutos.
  5.  
    Enquanto isso, descasque a mandioquinha e cozinhe na água com pouco sal (1 colher de chá) até que ela esteja bem molinha no ponto para fazer um purê.
  6.  
    Escorra a mandioquinha, misture a manteiga e o leite fervendo amasse com um garfo e coloque o ovo mexendo bem rápido e reserve.
  7.  
    Quando der o tempo da panela de pressão, destampe, desfie a carne (pode ser no processador, mas bem rapidinho, só para a carne desfiar), refogue o restante da cebola e do alho, coloque a carne desfiada, coloque 2 colheres de sopa do caldo que formou na panela, misture bem, adicione a salsinha e desligue o fogo.
  8.  
    Numa travessa, coloque no fundo 30% do purê e espalhe, coloque a carne e espalhe (se achar que a carne ficou seca demais, regue com um pouco mais do caldo que ficou na panela, coloque o restante do purê e espalhe cobrindo toda a travessa, salpique o parmesão ralado e leve ao forno alto e pré aquecido para gratinar por 20 minutos ou até ver que o queijo derreteu.

Se não tiver tempo de deixar a carne seca de molho, afervente 4 vezes. Para aferventar, ponha água na panela o suficiente para cobrir a carne seca, quando ferver, conte 2 minutos, escorra e coloque outra água. Este processo elimina também boa parte da gordura da carne.